Câmera Samsung NX3000

8/08/2015 06:01:00 PM Desvendando Produtos 0 Comments


Após resenhas de alimentos e cosméticos, vim fazer um da minha câmera nova, a Samsung NX3000.
 

 Apesar de eu já ter uma câmera DSLR que amo (Canon 60D), eu queria uma câmera mais leve para carregar no dia-a-dia (ainda mais estando com tendinite), porém que não me fizesse perder muito em qualidade em relação à que eu tinha. Eu tenho uma ótima câmera compacta também, mas ela não atende todas as minhas necessidades e a qualidade passa longe de uma semi-profissional. Eu já  havia salvo numa "lista de desejos" bem antiga, uma NX1000, uma das antecessoras da NX3000, então fui dar uma olhada nesse modelo mais recente e adorei as fotos que vi nesses álbuns do Flickr: 01 - 02
Porém, o que vi é que com a lente 16-50mm os resultados seriam melhores, podendo desfocar mais o fundo e obter fotos mais claras.



A maioria das lojas online só tinha a câmera pra vender com a lente 20-50mm (é o kit mais comum de se encontrar), porém vi nas lojas Ricardo Eletro e Walmart pra vender com a lente que eu queria. Acabei comprando no Walmart, que estava com o preço um pouquinho mais baixo. Pelo que vi, comprei a última unidade, pois logo após minha compra, o produto ficou fora de estoque!

Minha lente
Sobre a câmera: a NX3000 é uma mirrorless (sem espelho, como as DSLR) com lentes intercambiáveis - uma mais acessíveis desse tipo no mercado. Sua resolução é de 20.3MP.

AMEI a qualidade das imagens, muito parecida com a de câmeras bem mais caras!
Essas fotos abaixo tirei com ela na "Festa das Cerejeiras", que acontece anualmente no Parque do Carmo (São Paulo, SP). Gostei do desfoque no fundo e não me arrependi nem um pouco de não ter levado minha 60D.
Claro que estou analisando com a lente que possuo, a 16-50mm. Não sei avaliar com outra lente, pois não tenho ainda.


Foco no rosto e orelha do Gilberto
 A NX3000 é uma câmera leve, fina, fácil de manusear e oferece tanto controles manuais, quanto automáticos/inteligentes (o modo infantil é muito legal! Além de emitir alguns sons engraçados que atrai a atenção da criança para a câmera, dispara 5 fotos sequenciais para facilitar a captura do momento caso a criança se mexa... existem também várias outras opções automáticas, como congelamento de ação, foto noturna, macro, etc).
Modos disponíveis: Automático, Programa, Prioridade de Abertura, Prioridade de Obturador, Manual, Prioridade de Lente, Wi-Fi e Smart Mode: Embelezar rosto, Paisagem, Macro, Congelar Ação, Tom Forte, Panorama, Queda d'água, Silhueta, Pôr-do-sol, Noite, Fogos de artifício, Traço de luz, Foto contínua, Modo Criança, Modo alimento e Modo Festa.


As cores geradas são bem fiéis à realidade, com um colorido bem vivo e bonito.  As imagens são bem nítidas, mesmo em ambientes internos.

Fui ao Museu TAM e também tirei umas fotos com ela, sem flash, como podem ver:




É simples alterar entre os modos de focagem (manual, contínuo ou automático). O foco automático faz um pouco de ruído.

O visual da câmera é muito bonito, com um toque meio retrô. Seu revestimento parece couro, o que facilita a "pegada".

Eu comprei a versão preta, mas também existe a branca, igualmente linda. Já vi em sites internacionais a versão marrom também, mas achei feia, rs.

Minha lente é pequena, então não tenho problemas em manter a câmera em pé, mas imagino que com lentes maiores, a câmera possa pender um pouco para a frente, por ter o corpo leve.

Uma coisa que AMEI é o fato da câmera ter Wi-fi, como a GoPro. Ou seja, utilizando o aplicativo "Samsung Smart Camera", você pode transferir na hora as fotos da câmera para o seu celular ou tablet. Também tem conectividade via NFC.
Existe um aplicativo para usar a câmera como babá eletrônica também e eu fiz o teste, funcionou bem (com algum atraso na imagem), porém não acho que alguém vá comprar essa câmera para esse fim. Eu também não arriscaria deixar minha câmera ligada a noite toda, noites seguidas, sendo que existem câmeras de vigilância mais baratas.

Sobre a lente que adquiri (16-50mm), a única desvantagem é o fato de não ter um grande zoom. Ou seja, se eu quiser aproximar bastante, terei que comprar outra lente. Mas a vantagem é que você pode começar com uma lente mais básica e depois evoluir, comprando lentes mais versáteis ou que atendam melhor seus objetivos. O catálogo de lentes para ela (e para toda a linha NX) cresce mais a cada dia.

O flash dela é bem pequeno e facilmente removível. Fiz poucas fotos até agora com o uso do flash, o resultado foi bem satisfatório, porém fotografei em situações que não foi exigido demais. Claro que comparado com o flash externo que uso na minha 60D, fica bem a desejar, pois não dá para usar rebatido, etc... mas então lembro que ela é uma câmera mais simples e não posso exigir dela o mesmo que exijo de uma câmera mais cara, aí me satisfaço, rs. Ele está na média para câmeras desse porte.

Flash vem numa caixinha
O visor LCD tem um ótimo tamanho (3''), porém não é touchscreen. Outra coisa legal é que o visor gira 180º para cima (Flip on), para tirar selfies, uma função bem útil ultimamente.
Vejam como a câmera fica:


A desvantagem é que não dá para usar esse modo "selfie" do visor quando o flash está acoplado, pois o visor não levanta totalmente.
Vale avisar que o modo selfie faz um pequeno "tratamento" na pele, o que deixa levemente artificial. Gostaria que tivesse a opção de escolha.

O vídeo é excelente, gostei bastante. Ela filma em full HD,  1920x1080, em formato MPEG4.
O botão específico para vídeo é bem prático, pois permite começar a filmar imediamente, você estando em qualquer modo de fotografia. Basta pressionar e pronto, gosto muito disso (ao contrário da 60D, que você precisa necessariamente colocar no modo filmagem no seletor).
Ao filmar, ela tem um foco rápido e muito bom, permitindo alternar entre objetos facilmente. Mais um ponto positivo!

Um software gratuito vem na caixa: o queridinho Adobe Lightroom 5.

A bateria dura bastante, o que é excelente para carregar em viagens e passeios, porém uma desvantagem é que o único jeito de carregá-la é conectando o cabo à câmera. O cabo também é curto (detesto quando fazem um produto caro e economizam nisso, rs).

O cartão utilizado é micro SD, aqueles pequeninos que são usados em muitos celulares e tablets. A desvantagem é que esse tipo de cartão é bem mais frágil, queima mais facilmente e, por ser pequeno, é mais suscetível à perdas, Portanto, cuidado.

No geral, achei que valeu muito a pena comprar essa câmera. Estou apaixonada por ela. Não vai substituir a minha 60D, é claro, mas me permite carregar menos peso e ainda assim ter imagens excelentes em meus passeios.

No site Camera vs Camera tem uma lista de pós e contras bem útil, bem como comparação com outros modelos similares, pra quem se interessar.


Onde comprei; Walmart 

Quanto paguei: R$ 1.299,00



0 comentários: